Se pudermos classificar a história de Gessy Lima como algo, seria uma história de talento e paixão. Um meia-cerebral, segundo muitos, a chegada desse craque ao Grêmio em 1955 marcou uma era de sucesso e vitórias para o time. Sua contribuição foi além das expectativas, se tornando um dos principais jogadores do clube.
Ao observar a trajetória de Gessy, percebemos uma personalidade decisiva e que sabia se impor em campo. Com seu estilo de jogo, ele facilmente driblava em direção ao gol, proporcionando oportunidades para seus companheiros marcarem. A facilidade com que driblava por entre as pernas dos adversários era um espetáculo à parte, levando a torcida gremista à loucura em cada partida.
A criação da lenda de Gessy Lima
O alto desempenho de Gessy Lima não só o elevou ao patamar de craque, mas também lhe concedeu um papel essencial nas conquistas do Grêmio. Ele foi peça fundamental na sequência de cinco títulos Gaúchos conquistados pelo Tricolor, de 1956 a 1960. Além disso, Gessy também marcou presença na conquista do Campeonato Sul-Brasileiro (Taça da Legalidade) em 1962.
Qual a marca mais memorável de Gessy Lima no Grêmio?
Sem dúvidas, um dos momentos que mais ficou eternizado na memória dos torcedores foi a primeira vitória do Grêmio contra o Boca Juniors no estádio de La Bombonera. Naquela noite de 25 de fevereiro de 1959, Gessy anotou quatro gols, garantindo uma goleada de 4 a 1 contra o time argentino. Aquela exibição foi tão impressionante que Gessy foi aplaudido de pé pelos torcedores adversários.
Apesar do imenso sucesso no futebol, a vida de Gessy não se limitava ao campo. Ele também se destacou fora das quatro linhas ao se formar em odontologia no mesmo ano da vitória contra o Boca Juniors. Poucos anos depois, Gessy deixou o futebol e passou a exercer a profissão de dentista.
Curiosamente, ele também era conhecido por fumar bastante, um hábito que alguns disseram que poderia ter prejudicado sua carreira no futebol. Apesar disso, o nome de Gessy Lima continua vivo na lembrança de muitos gremistas, sendo considerado um dos maiores craques que já vestiram as cores do Imortal.